sábado, 9 de fevereiro de 2008

INFORMAÇÃO E CIDADANIA

Na sociedade atual a informação tem papel relevante e crucial no processo de construção do conhecimento. Isso torna necessário ao homem organizar sua vida a partir do tipo de informação a que tem acesso, pois, através desta informação/conhecimento, poderá se conscientizar da sua condição de ser no mundo e configurar um conceito de cidadania.
A configuração de um novo conceito de cidadania, desatrelada da doutrina contratualista, representa uma nova etapa da historia da humanidade expressa nos denominados movimentos sociais que pugnam por um novo conceito de democracia. Nessa nova concepção de democracia, emerge um conceito de cidadania resultante da luta da sociedade civil organizada pela conquista de direitos nas esferas civil, social e política.
Na luta pela elaboração de um conceito de cidadania, é fundamental o rebento dos denominados movimentos sociais que passaram a atuar em todo o mundo e de diferentes formas. Na América Latina estes movimentos eclodiram, a partir dos anos 70 do século passado, reagindo contra as perseguições e assassinatos de presos políticos perpetrados pelas ditaduras. No Brasil tais movimentos foram decisivos na abertura democrática e na elaboração de uma Constituição que tem como um dos princípios a defesa dos direitos humanos.
Passado o período de repressão política e ideológica, a sociedade civil, por intermédio dos seus órgãos representativos, passou a lutar pela extensão dos direitos humanos a todos os segmentos da sociedade.
Atualmente novos dilemas vêm surgindo com o advento d centralidade dos meios de comunicação de massa na vida cotidiana. É que o poder é perpassado pela mídia e a atividade política reduzida à condição de mercadoria consumível.
Nesse sentido, torna-se imperiosa uma reflexão sobre o papel determinante da mídia enquanto instrumento de reforço ao individualismo exacerbado e à conseqüente exclusão social.

‘Josinaldo Malaquias’

Nenhum comentário: