terça-feira, 10 de junho de 2008

MUDAR É PRECISO

Em decorrência da globalização, do transito rápido de informações em todo o mundo e também da expansão do mercado em nível mundial, todos se vêem na obrigação de adotar padrões de eficiência universais. E, em decorrência desta louca correria e agitação, todos têm de correr bastante para acompanhar os desenvolvimentos ligados à sua carreira profissional ou a outras que a afetam. É necessário modernizar os recursos produtivos, métodos, processos e até a forma de pensar, sentir e agir.
Pessoas que querem crescer e se manter no mercado de trabalho precisam acompanhar a evolução, isto é, precisam querer se manter atualizadas, fazer esforços necessários para isso e estarem dispostas a abrir mo de velhas práticas e a incorporar o novo.
Inovar não é sempre fácil, pois exige o abandono de práticas às quais estávamos habituados, o que nos causa incerteza e desconforto. Precisamos aprender novas tarefas, novos modos de executar as tarefas antigas, novas formas de usar recursos e novos equipamentos. Precisamos perder o poder relativo adquirido pelo domínio das tarefas, o que exige dedicação de tempo para o aprendizado.
Algumas atitudes podem ser tomadas para tornar a situação – além de fácil - prazerosa e também servir para destacar talentos e aproximar pessoas. A comunicação facilita a troca de experiências e informações e estimula a geração de idéias. Pessoas do grupo devem ter coragem de sugerir, propor mudanças e até mesmo criticar produtivamente pois, muitas vezes, daí é que saem soluções incríveis!
É de suma importância perguntar, questionar, pensar e se comprometer para atingir o sucesso em tudo que fazemos. Nessa época de mudança, é preciso que nos envolvamos em nossos causas. Que participemos mais. Que ousemos mais. Que sejamos mais guerreiros, no melhor sentido da palavra.
É um engana acreditar que funcionários e acomodados correm menos riscos. Corre risco quem não se envolve, quem não participa, quem não opina, quem quer permanecer sempre distante da luta pela conquista do crescimento e do sucesso.
Num mundo agitado como o nosso, é preciso que todas as pessoas encontrem tempo para ler, estudar, aprender e, consequentemente, crescer.
Sei que as tarefas do dia-a-dia nos fazem achar que é quase impossível conseguir encaixar algo em nossa agenda, mas a verdade é que um curso, um seminário ou uma palestra podem nos abrir novos horizontes, apresentar novas pessoas, e muitas vezes, nos dar ferramentas que facilitam neste momento de novos processos.
Hoje não é o maior que vencerá o menor, mas sim o mais rápido vencerá o mais lento – e quanto mais rápida for a nossa capacidade de nos adaptarmos a mudanças, maiores serão as nossas oportunidades de vencer!

‘Rocha & Coelho’

Nenhum comentário: