segunda-feira, 24 de março de 2008

OS 10 MANDAMENTOS

Na semana onde foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor (15 de Março), foi lançada uma cartilha que aponta os 10 mandamentos do consumidor consciente, que devem ser do conhecimento das pessoas antes que elas decidam ingressar na justiça para reclamar os seus direitos. Antes de tudo, o consumidor tem que pensar no bolso e no meio ambiente. O primeiro mandamento é básico, o consumidor tem que conhecer os seus direitos, ler o Código de Defesa do Consumidor, que garante, inicialmente, proteção da vida, da saúde e a segurança contra os riscos provocados por produtos ou serviços perigosos ou nocivos. Abaixo seguem os 10 mandamentos:

1º Mandamento
Conheça os seus direitos

Garanti de educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços; informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços; proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, e contra métodos comerciais coercivos ou desleais; efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.

2º Mandamento
Diga não ao consumismo e o desperdício

Não compre por impulso ou pelo modismo. Aprenda a controlar a ansiedade na hora da compra para avaliar se: o produto ou serviço é adequado às suas necessidades e o preço é condizente com o que o produto ou serviço oferece; as condições de pagamento são adequadas à sua realidade. Você realmente precisa daquilo ou a sua compra ocorre por impulso, em função de um anuncio publicitário; a economia com as embalagens “tamanho família” compensa o risco de não utilizr todo o produto.

3º Mandamento
Pratique o consumo ecologicamente sustentável

Busque ajudar o nosso planeta escolhendo produtos que respeitem o ambiente: no utilizam madeira de extração ilegal em florestas protegidas; usam produtos livres de componentes danosos (CFC, por exemplo); utilizam embalagens recicláveis ou recicladas, se possível (veja pó selo que identifica a possibilidade de reciclagem); sejam produzidos em fábricas com tecnologias limpas ou que manejam adequadamente os resíduos perigosos ou danosos ao ambiente e à saúde da população.

4º Mandamento
Pratique o consumo socialmente responsável

Elimine da sua lista de fornecedores todos aqueles que: utilizem trabalho infantil ou de adolescentes fora dos limites permitidos por lei; utilizem trabalho escravo; permitam condições de trabalho insalubres, em desrespeito com os direitos dos trabalhadores (jornada excessiva de trabalho, não pagamento de direitos assegurados, etc).

5º Mandamento
Exija direitos iguais aos dos consumidores internacionais

Você conhece esta historia: os produtos vendidos nos países em desenvolvimento, por empresas globalizadas não são tão seguros, ou não é tão rápida a sua retirada do mercado, quando o defeito é detectado; quanto nos países desenvolvidos. Mas os consumidores merecem igual atenção e respeito que todos os consumidores do resto do Mundo. Exija que produtos com defeitos de projeto, que possam causar acidentes graves aos consumidores, não sejam comercializados. E as correções que são efetivadas nos produtos destinados aos países desenvolvidos devem ser iguais para todos.

6º Mandamento
Exija transparência dos seus fornecedores

O Código de Defesa do Consumidor garante que as relações comerciais devem ser leais e o consumidor não pode ser enganado ou lesado por práticas abusivas. Por isso, no assine nenhum contrato sem o ter lido antes. Exija que o fornecedor apresente contratos claros e tire todas as duvidas. No contrato, exija também que todas as condições de pagamento, de entrega, de rescisão, etc estejam explicitadas.

7º Mandamento
Saiba se defender

Não exite em lutar pelos seus direitos. Sempre que precisar, recorra às instituições de defesa do consumidor. As associações independentes, como a Pro Teste, a maior associação independente é o caminho para quem quer fortalecer e garantir os seus direitos.

8º Mandamento
Informe-se sobre os produtos e serviços

Acompanhe as informações sobre as empresas, que constam do cadastro de órgãos de defesa do consumidor. Atualize com as pesquisas independentes, como as da Pro Teste, sobre qualidade e preços de produtos e serviços. Assim, vove evitará adquirir itens comprovadamente com problemas, com preços altos ou de empresas desonestas.

9º Mandamento
Conheça os seus direitos de cidadania

Além de consumidor você é um cidadão. Tem direitos assegurados quanto ás mais variadas áreas do consumo. Aí valem as regras de qualquer prestador de serviços, sujeitas ás mesmas regulamentações, que deve consultar e fazer valer, para cada caso.

10º Mandamento
Busque a ética nas suas relações de consumo

A maioria dos golpes cometidos contra cidadãos incautos decorre do velho desejo de levar vantagem em tudo. A ética deve prevalecer dos dois lados. Preços muito abaixo da média de mercado, condições irregulares nas compras, em lojas suspeitas ou ilegais, indicam grande possibilidade de golpe. Alem disso, exigências como deposito antecipado em conta-corrente e adiantamento de dinheiro para receber prêmios são por norma falcatruas. Mas muitos continuam sendo enganados pela aparente possibilidade de ganhar muito com pouco esforço.
Com a internet, outras fraudes se tornam possíveis, a um clique no mouse. Por isso desconfie de mensagens de desconhecidos oferecendo prêmios. Pelo celular, ignore as mensagens de prêmios que solicitam a digitação de códigos extensos ou cifrados. Previna-se sempre!

‘In: Pro Teste’

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