De acordo com análise recente da presença de idiomas na Internet, realizada pela Internet World Stats, o inglês surge com um peso preponderante, considerando o número de utilizadores da Internet que usam o inglês como língua de navegação, estimado em mais de 366 milhões, correspondendo a 31,2 % do total:
1. Inglês - 31,2 % (366 milhões)
2. Chinês - 15,7 % (184 milhões)
3. Espanhol - 8,7 % (102 milhões)
4. Japonês - 7,4 % (86 milhões)
5. Francês - 5,0 % (59 milhões)
6. Alemão - 5,0 % (59 milhões)
7. Português - 4,0 % (47 milhões)
8. Coreano - 2,9 % (34 milhões)
9. Italiano - 2,7 % (31 milhões)
10. Árabe - 2,5 % (29 milhões)
O português surge posicionado em 7º lugar, com 4,0 %, correspondendo a cerca de 47 milhões de utilizadores, apresentando uma taxa de penetração de Internet estimada em cerca de 20 % (sobre uma base de 234 milhões de falantes da língua, em todo o mundo), com um crescimento de 525 % desde 2000 (apenas superado - entre os 10 primeiros - pelo crescimento do idioma árabe).
Por seu lado, Portugal surge creditado com uma taxa de penetração de Internet de cerca de 73,8 %, correspondendo a cerca de 7,4 milhões de portugueses com acesso à Internet (dados reportados a 30 de Junho de 2007), traduzindo um crescimento de 211 % desde o ano 2000.
(via Le Carnet Techno, de Bruno Guglielminetti)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário