Na hora das compras
Não compre o que você não precisa
Produtos que tem embalagens múltiplas, tipo saquinho dentro de outro saquinho dentro de uma caixinha dentro de uma sacola, devem ser trocados sempre que possível por produtos menos embalados. Lembre-se que toda esta embalagem vai transformar-se em mais lixo.
Compre produtos em embalagem condizente com o tamanho da sua família, evitando levar dez latinhas de refrigerante ao invés de uma garrafa de dois litros. E tente voltar a adquirir embalagens retornáveis.
Informe-se e leve para casa produtos cuja produção gerou menos impactos ambientais durante todos os estágios, desde o seu desenvolvimento até a distribuição. Isso inclui buscar produtos mais resistentes ou que permitam a ampliação da vida útil através de recargas ou refis, cuidado aplicável desde as pilhas até o hidratante corporal, passando pelos cartuchos de impressora, além de privilegiar o que é feito com material reciclado.
Leve sua própria sacola para trazer as compras para casa, mas se isso não for possível, use o mínimo de sacolas colocando o máximo de produtos possível dentro da sacola plástica oferecida pelo supermercado.
Na hora de jogar o lixo fora
Separe o lixo úmido, que são os restos de comida, do lixo, que pode ser reciclado em recipientes diferentes e de fácil identificação para que os coletores que recolhem o lixo saibam o conteúdo de cada um.
Mesmo que na sua rua passe coleta seletiva, separa os lixos porque isso vai facilitar o trabalho de seleção no aterro, já que o caminhão apenas compacta e muitas vezes não tritura.
Leve as pilhas, baterias de celulares e lâmpadas velhas para serem devolvidas no local onde foram compradas, já que a loja é responsável pelo descarte especial destes produtos, ou coloque em apropriado para cada tipo de resíduo.
Roupas, livros, moveis, brinquedos e outros objetos devem ser doados para quem precisa e não jogados no lixo.
Na hora de preparar os alimentos
Para guardar as verduras e legumes por mais tempo,mantendo a qualidade, utilize o método de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente em uma vasilha de água gelada.
Dê preferência aos alimentos regional e da estação, o que reduz os custos com transporte dos alimentos.
Só jogue no lixo as partes que realmente estão estragadas e não jogue as sobras criando formas de reaproveitá-las – aliás, cozinhe em quantidade que realmente for necessária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário