200 ANOS DO EMBARQUE DA FAMILIA REAL PARA O BRASIL
A 26 de Novembro de 1807 – com o exército de Junot em Abrantes –, o Príncipe Regente D. João decretava ter resolvido: “em benefício de meus vassalos, passar com a Rainha minha Senhora e Mãe e com toda a Real Família para os Estados da América e estabelecer-me na cidade do Rio de Janeiro até a Paz geral…”.
No dia seguinte – completaram-se já 200 anos – iniciava-se o embarque da Corte para o Brasil.
As cerca de 65 embarcações, transportando mais de 15 000 pessoas – desde a família real (nomeadamente o Príncipe Regente e a Rainha D. Maria I), à Corte e às elites sociais, científicas, militares e culturais de Portugal –, assim como os arquivos do governo e a Biblioteca Real partiriam da Torre de Belém a 29 de Novembro de 1807, poucas horas antes da entrada de Junot em Lisboa.
Chegariam a Salvador, no Brasil, no final de Janeiro de 1808, após 54 dias de navegação, aportando no Rio de Janeiro em Março. D. João VI apenas retornaria a Portugal, já na qualidade de Rei, em 1821.
Para evocar esta data, o Museu da Marinha (Praça do Império, em Belém) inaugurou em Novembro a exposição “1807: O Embarque da Família Real para o Brasil”.
Para saber mais: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_nov2007/pag_10.html
In: Certamente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário