quarta-feira, 14 de maio de 2008

COMO É POSSIVEL ENSINAR UM PAPAGAIO A FALAR E CANTAR

Embora todos os papagaios tenham uma habilidade natural para imitar sons, nem todos ‘falam’. A capacidade de fala do papagaio, está relacionada com a natureza gregária. Com grande longevidade (os papagaios chegam a durar 50 anos), a sua vida é caracterizada por um forte componente social. Os papagaios selvagens jovens aprendem a imitar as vocalizações especificas dos seus progenitores. As aves repetem os sons que aprenderam quando brincam comunicam uns com os outros ou quando se juntam para afastar um inimigo, o que contribui para reforçar os laços de família. Os papagaios também aprendem sons específicos para comunicar com outras aves fora do seu circulo “familiar”, como amigos ou parentes afastados.
As preferências vocais variam de espécie para espécie. Os papagaios cinzentos gostam de assobiar e de reproduzir “efeitos especiais”. Os papagaios da Amazônia são ótimos cantores. As araras podem aprender de tudo um pouco desde que as frases sejam curtas. A maioria das catatuas tem um tom de voz similar, agudo, conseguindo imitar com facilidade frases curtas.
Para ensinar eficazmente o seu pássaro, terá de falar de uma forma clara e consistente. Ao escolher as expressões que quer que ele aprenda, pronuncie de maneira suave e clara. Com melodia agradável. Desta forma, as probabilidades dele aprender e tentar imitar o que ouve serão maiores.
Tente associar as palavras que quer ensinar ao seu pássaro com coisas que ele gosta. Desta forma encoraja-o a aprender a repetir o que ouviu. Pense em coisas que o seu papagaio gosta de fazer. Entre as atividades preferidas das aves contam-se a ora da refeição, comer guloseimas ou brincar. Fale com ele, repetindo a frase ou palavra que lhe quer ensinar, quando aprender a dizer o que lhe ensina, pois sabe que em troca recebe uma guloseima ou um pouco de brincadeira.
A maioria dos especialistas concorda que a melhor altura para ensinar uma ave é quando ela é ainda muito jovem. Tal qual as crianças, os papagaios bebês são como esponjas, absorvendo toda a informação que conseguem captar. Embora possam não estar ainda aptos a reproduzi-las, começam a absorver as frases ou melodias que costumam ouvir com freqüência. O processo é lento, por isso é provável que tenha de esperar alguns meses até obter os primeiros resultados.

‘In: Correio da Paraíba’

Nenhum comentário: