quarta-feira, 14 de maio de 2008

DE OLHO NAS REGRAS

“Aprenda o que é certo e o que é errado e faça bonito no cinema, no teatro, no restaurante, no trabalho e até nas viagens”

Elegância é muito mais que vestir roupas de grife e dirigir um carro importado. Segundo os especialistas em etiqueta, a elegância está nos pequenos gestos. Desde ajudar uma pessoa idosa a atravessar uma rua, te saber se comportar em um ambiente público. Um exemplo de boas maneiras é desligar o celular ou colocá-lo no silencioso no cinema, teatro e até no restaurante, regrinha que no deve ser desrespeitada de forma alguma.

Como se comportar nas filas

Fila é um símbolo nacional. Qualquer grupo de pessoas em coluna, outro lá encosta e vira fila, mesmo sem saber o motivo. Existe pessoas que não vivem sem participar de uma fila. Sugestões de Ameni “leve um livro, um MP3 com boas musicas, um gibi, revistas... pois a fila andará do mesmo jeito, sem você notar.

Na sala de espera

A espera é algo com que devemos aprender a conviver. Paciência é fundamental. “por ser budista e praticante de aikido, onde aprendemos a exercitar tais posturas, através d respiração e concentração isso pode ser mais fácil, para as demais pessoas que não estão tão equilibradas, o ato mais nobre é acertar bem o horário com o médico”, recomenda Mário Ameni.

Na porta, quem passa primeiro, o homem ou a mulher?

“Essa história é um clássico. Eu estou no Cerimonial há 30 anos, calculo estimado, e sempre acompanhamos as autoridades em todos os compromissos. Portanto, indicamos os caminhos”, comentou.
A pessoa que sai tem a preferência sobre quem entra, apenas por uma questão de espaço e lógica. A mulher sempre é a primeira. Há algum tempo, conta Ameni, notou que todos entravam no elevador e ele era o último, no cinema era a mesma coisa e no restaurante também. Depois de algum tempo observando o sincronismo que havia, parou para rever e hoje consegue entrar normalmente.
Na escada, o homem sempre protege a mulher. Quando sobe, o homem deve ir após a mulher. Na descida da escada vai á frente da mulher. “Abrir a porta do carro ou qualquer lugar para as mulheres ainda é um procedimento correto e gentil”, alerta o cerimonialista.

No avião
Na primeira classe, business ou econômica: tente poupar a tripulação. O fato de estar pagando mais caro só lhe dá direito a uma poltrona mais larga, champanhe ou copo de vidro. De resto, os comissários não estão para resolver a sua insônia, dor nas costas ou carência de um ombro amigo.
Beber demais
Bêbados são chatos em qualquer circunstancia. Em um ambiente fechado, como uma aeronave, são insuportáveis. Alias, hoje a legislação internacional já reza que sejam desembarcados na primeira escala. Não é exatamente um bom começo nem fim de viagem, concorda?
Malas
Podem conferir: quanto menor a mala, mais viajado o seu usuário. Quem viaja bem, viaja leve. Evita baús difíceis de transportar e sacos sacola de mão que lhe farão parecer um ganso desequilibrado bamboleando pelos aeroportos e estações.

Fique por dentro

Respeitar a cidade também é uma questão de etiqueta

Deixar a nossa calçada, a nossa rua, o bairro, a cidade, mais humana, mais bonita e charmosa pode começar com pequenos gestos que não são caros nem difíceis. Depende apenas de um pouco de boa educação e respeito – por nós e pela nossa ‘casa’ no sentido mais amplo, destaca Claudia Matarazzo num dos seus artigos.

Plante uma arvore

Não precisa ser um militante de carteirinha ou se acorrentar ao tronco das arvores para protestar contra o derrube das florestas. Que tal começar a cuidar das plantas e árvores da sua calçada, do seu prédio ou mesmo da sua rua?

Segure a sujeira

Ninguém gosta de ver a sujeira ns ruas e calçadas da cidade. Mas será que você se preocupa em jogar tudo nas latas de lixo ou colocar os sacos de lixo para fora, na hora do caminhão passar?

Vizinhos não são amigos

Mas um dia poderão ser, só depende de você. Cara feia, mal humorada, no resolve nenhum dos seus problemas e os seu vizinho ainda vai ter que o achar chato. Cumprimente as pessoas ao sair de casa, no elevador, aqueles que te atendem na padaria, no ônibus, no supermercado, etc. Sorria. Na esteira de um simples sorriso, muita coisa boa pode acontecer. Já carranca. Só gera mal estar e rugas. Muitas rugas.

A praia é sua

Cuidar delas é uma obrigação dos municípios. Porém, não sujar ou estragar, é uma obrigação de cada um. Sabe a expressão: “cuidar como se fosse sua?” Pois é, assim mesmo.

Atenção ao barulho

No fazer barulho depois das dez da noite é simplesmente uma questão de respeito aos vizinhos, mas que também faz bem a tida a cidade. E, nem é tão difícil assim.

Use e abuse das palavras

Daquelas certas, que fazem bem a quem ouve e também a você. Por favor, bom dia, obrigado, com licença, é um prazer, posso ajudar, vamos conversar, você primeiro, e tantas outras.

Respeito às boas maneiras é importante

Existem muitos pontos que precisam ser levados em consideração no momento de estabelecer o modo de agir. A base, sem dúvidas, é da educação, respeito e boas maneiras que sempre terá elogios de acordo com Ameni.
Ele explica que não é uma questão de classe social, nem financeira e nem regional.
“Etiqueta iguala as culturas e costumes de todos os povos”, comenta com base na sua experiência de contato com diversos pises do Mundo.

‘Claudia Matarazzo e Damasio Dias’

Nenhum comentário: