sábado, 24 de maio de 2008

O PLANETA E A CONSCIÊNCIA ECOLOÓGICA

Cientistas reunidos em Paris, no ano passado, alertaram a população mundial sobre o aquecimento global com a seguinte metáfora:
- O trem saiu dos trilhos, seguirá desgovernado pelos próximos séculos e a responsabilidade é do maquinista.
Lógico que o maquinista a que eles se referem é o ser humano, que é o culpado pelo fenômeno irreversível do efeito de estufa, isto por conta da falta de consciência ecológica que o leva a desperdiçar o nosso bem mais precioso: a água, jogar lixo em lugares impróprios, consumir sem responsabilidade, explorar a natureza de forma predatória e ainda aproveitar de forma errônea os seus recursos.
Até 2100, segundo o panorama mais otimista, a temperatura média anual da terra aumentará de 1,8 a 4 graus Celsius – uma alteração de 0,2 graus por década. O nível do mar subirá de 18 cm para 59 cm e deverá, dessa forma, contribuir com a formação de tempestades um pouco mais devastadoras do que as que temos tido até agora. A água dos oceanos continuará se elevando por séculos, mesmo depois da estabilização dos gazes do efeito estufa. O mais desalentador, nisso tudo, é que, se os seres humanos não colaborarem economizando energia, água e usando de forma consciente os recursos da natureza, o aquecimento global só aumentará e dentro de poucos nos haverá milhões de famintos e sedentos no mundo, pois até 2150, de 200 a 600 milhões de pessoas não terão mais acesso aos alimentos. O cientista Graeme Pearman – co-autor do estudo alerta: “Não podemos deter o fenômeno, pois agora é muito tarde para conter as mudanças climáticas, sabendo-se que, se os seres humanos não se conscientizarem e começarem a economizar, desde já, mais rápido ainda será o estrago”.
Os cientistas responsáveis pelo estudo consideram a próxima década decisiva para a humanidade, garantindo que se o homem se comprometer com a redução dos gases do efeito estufa, cada pessoa em particular e não só os donos de empresas poluentes, teremos como reduzir a magnitude das conseqüências nefastas. Esses estudiosos asseguram inclusive que a ajuda consciente de todos poderá te conter o deslocamento das chuvas da China, Austrália, África e América do Sul para o Hemisfério Norte. E como a emissão de gases do efeito estufa também afetar o sistema energético mundial, tornando-o mais caro e menos visível, a escassez de alimentos será a maior tragédia, pois precisamos da energia para produzir e transportar comida.
Gente, não quero mais consultar esse estudo tão forte e amedrontador, pois acho que as informações nele contidas já são suficientes para revigorar a nossa consciência ecológica e nos tornar mais dedicados à causa do planeta em que vivemos. Isto se quisermos garantir a viabilidade da vida para nós próprios e para as gerações vindouras.

‘Fátima Araujo’

Nenhum comentário: