segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Chico César

Quando surge uma estrela, seu brilho reflete a felicidade de quem a viu despontar. A alegria me invadiu ao contemplar a tocante interpretação de nosso conterrâneo na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Com a mesma poesia, a coreografia apresentada pela Companhia de Dança Deborah Colker acompanhava a composição cantada por seu autor.
Belíssima, a canção fazia um clamor sincero e emocionado pela paz; não pela paz de amanhã, mas a de hoje, de agora. “O futuro já começou” Um de meus netos conta com apenas quatro meses e, por enquanto, tem a segurança e o calor dos braços de seus pais. Mas o tempo passa. Que mundo ele encontrará quando estiver na idade de alçar seus próprios vôos? Já me é bastante o receio por meus outros netos, jovens que somente têm a certeza da paz em seus lares e anseiam por ela nas vias do mundo.
Antes de músico, Chico César é um verdadeiro pensador. Constatei sua capacidade na época em que ainda buscava o reconhecimento por seu trabalho. Não imaginava, contudo, que num Brasil tão cheio de talentos, justamente aquele viesse a se tornar tamanha celebridade. Como aluna de Comunicação, sempre me deparava com sua figura, a transitar pelo DAC da UFPB, com seu violão a tiracolo. Era notória sua firmeza naquilo em que acreditava e fazia com amor. Hoje, esse homem está no pódio, cantando e encantando, a enriquecer a cultura nacional. Mostrou que a perseverança é a raiz fincada na vontade, coroada pela glória. Por fim, abriu-se a rosa iluminada pelo sol, cuja fragrância exala aos admiradores. É motivo de orgulho para todos os paraibanos!
Engrandece minha admiração o fato de tê-lo conhecido muito antes do estrelato e acompanhado de perto seu constante crescimento. Todos recebem seus pendores e dons, mas é preciso persegui-los, numa contínua luta contra a inércia. É sempre bom ver alguém alcançar seu objetivo por esforço próprio. Enquanto Deus quiser e o homem obedecer a sua vocação, sempre haverá gente como você, Chico. Se houvesse medalhas destinadas aos artistas convidados para a cerimônia de abertura, o ouro seria seu. Creio que sua trajetória será ainda mais longa e ascendente. Que suas canções sejam um incentivo à toda humanidade.
Receba meus sinceros aplausos.
Mercês Camelo

Nenhum comentário: