terça-feira, 22 de janeiro de 2008

São João Batista

Como a Maçonaria não é religião poder-se ia perguntar como se fala de santos e mais santos padroeiros e patronos. Como a Maçonaria nasceu 100% cristã, num ambiente onde predominava a igreja católica romana, na sua fase áurea de seu poderio espiritual e temporal, quando o mundo ocidental, ou pelo menos na Europa, se ajoelhavam contrita e escrava a seus pés. Uma época que os santos da igreja eram venerados e respeitados, mais que reis e rainhas. Na região da Grã Bretanha cada localidade tinha o seu Santo protetor. A Inglaterra – são Jorge; a Escócia – Santo André; a Irlanda – Santo albano, mas por um acaso, SÃO JOÃO- o evangelista passou a ser santo protetor dos maçons operativos, pelo simples motivo de que os Monges Beneditinos levaram para os trabalhos religiosos de uma oficina Maçônica de Pedreiros Operativos, um exemplar – Manuscrito – do evangelho segundo são João.
Em 24 de junho de 1717, por ma feliz coincidência, foi organizada a primeira Grande Loja de Londres – dia de são João Batista. A partir de então, SÃO JOÃO BATISTA, foi agregado também aos santos da maçonaria, tendo seus dias de festa na maçonaria – 24 de junho de S. João Batista e 27 de dezembro – dia de S. João evangelista. São João Batista, o precursor de Jesus Cristo, é o padroeiro da maçonaria.
Existe uma longa lista de São Joãos; S.João berchmans – S. João Brebeuf – S.. João Calibita _ - S.João de Chinon –S.s. João de sahagum - . joão, o Anão – S. João , o silencioso – S. João , o da cisterna – S. João Clímaco _ S. João I – S. João de Nápoles _ S. João Batista de Rossi – S. João Batista Maria Vianney - S. João Bosco _ S. João Câncio – S. João Capistrano – S. João Colombini – S. João Crisóstomo – S. João Cassiano – S. João da Cruz- S. João da Cruz II – SÃO JOÃO DAMASCENO – S. João de Ávila – S. João de Beverley – S. João de Deus - S. João Batista de La salle – S. João da Mata- S. João de Matera – S. João de Penna – S. João de Prado – S.. João de Réomé – S. João do Egito – S. João Esmoler _ S. João Eudes e s. João Nepumoceno etc. etc. Todos esses nomes de João estão canonizados pela igreja
A Maçonaria que cultiva com grande preocupação na construção do homem espiritual encontra em são João motivos de sobra como seu Patrono em 27 de dezembro, assim foi fundada em João Pessoa, a Loja de Pesquisas e Iniciática “Segredos da Pirâmide”, por nós e um bando de fervorosos cristãos no GOPB.
Registramos que existiu na Inglaterra outros nomes de Santos: S. Braz, S. Tomáz, S. Luiz, S. Gregório. S. Alpino, S.Marino, S.Martinho, S. Estevam, Santa Bárbara, os quatro Santos coroados ( Severo, Severiano, Cartóforo e Vitoriano) e S. Jorge. Isso vem provar o caráter esotérico dos maçons universais.
Para os romancistas da Ordem, interessados no assunto, há no mínimo, 45 São João competindo para ser o Patrono da Maçonaria. É evidente que o nosso irmão maçom Luiz Gonzaga da Rocha faz um relato cultural que despertará m todos nós, em busca de encontrar a relação dos mistérios que envolvem os São Joãos. O seu livro composto de quatro capítulos que revelam um testemunho verdadeiro digno de consideração da Arte Real, pode ser adquirido pela editora a trolha no seguinte endereço: www.atrolha.com.br
Nas suas conclusões cita: “ algumas verdades machucam, doem e provocam chagas e atritos, mas como todas verdade, é preciso que saia do receptáculo que a isola, par se propagar pelos recantos onde se fizer necessária, e todo esse trabalho de pesquisa foi usado um único livro denominado de Volume de Ciências Sagradas, que tem no Brasil maçônico como o Livro da Lei dos Maçons; A BÍBLIA”.
João Ribeiro Damasceno

Nenhum comentário: