sábado, 19 de janeiro de 2008

Maceió a cidade é abençoada pela natureza

Uma cidade abençoada pela natureza. Assim é Maceió, cantada em verso e prosa como inspiração de poetas. Um roteiro turístico para milhares de viajantes que principalmente nas férias se aconchegam em hotéis e pousadas para desfrutar do que a cidade tem de melhor.
A primeira impressão é a de uma cidade pacata. Até os coqueiros permanecem ali, dispostos pela praia sem ser atingidos pelo desenvolvimento. Não é difícil encontrar as pessoas sentadas na frente das casas naquelas conversas de vizinhos que faz a vida ficar com gosto mais nordestino. Maceió mescla as características interioranas com a infra-estrutura de uma capital que cresce, mas que conserva belezas naturais e um mar que só de olhar apaixona pelo azul piscina sedutor. Como diz a música do pernambucano Alceu Valença “Mas eu tenho meu espelho cristalino que uma baiana me mandou de Maceió. Ele tem uma luz que alumia, ao meio dia clareia a luz do sol”.
Depois disso é só “deixar o sol bater no rosto... ver a jangada partindo para o mar pra pescar”. As jangadas com velas coloridas levam os visitantes para um mergulho nas piscinas naturais da praia da Pajuçara, depois disso, é só descobrir o encanto da bela Maceió. Nessa reportagem conheça a infra-estrutura da cidade, roteiros turísticos e dicas de férias para curtir com os filhos.
O Estado de Alagoas tem um litoral com quase 40km de praias paradisíacas. Águas tranqüilas e mornas, piscinas naturais convidativas a um bom mergulho e a uma viagem pela beleza marítima.
A praia da Ponta Verde é uma das mais visitadas, com um mar calmo e piscinas formadas por arrecifes. Outras praias de grande movimento são Pajuçara e Jatiúca. Na Pajuçara não dá para perder o passeio de jangadas. Nos finais de semana, bares flutuantes atendem os turistas. Em Jatiúca é comum ver pescadores lançando suas redes ao mar. O lugar é muito freqüentado por pescadores e fica perto do único hotel cinco estrelas da cidade, o Ritz Lagoa da Anta.
Do carneiro à prato oriental

Em Maceió se come bem, muito bem. Se a vontade for por carneiro o restaurante Grato tem tradição, além de uma série de pratos que faz do restaurante ser um dos mais freqüentados por turistas, políticos e empresários. O Grato ganhou fama de servir o chopp mais gelado da cidade. “Nossas carnes são de primeira e o chopp, esse tem um segredo que está bem guardado na conservação”, diz o empresário Fernando Costa. O restaurante acabou de completar dois anos e pertence aos sócios, Bruno Marzullo e Fernando Costa. A família Marzullo é reconhecida pelos famosos restaurantes da gastronomia italiana, o Ottimo e o Massarela. Mas se a opção é comida japonesa vá ao Nira.
Num ambiente aconchegante são servidos combinados e uma variedade de pratos da culinária oriental. No final de semana, o Nira abre as portas para a música. Os sócios-irmãos Jovino Neto e Sérgio Feitosa, dois jovens empreendedores têm diversificado o lugar como uma opção também para ouvir a boa música e dançar.
Jaraguá: bairro que resiste ao tempo

Do concreto para o mar. O histórico bairro do Jaraguá exibe uma arquitetura antiga que resiste ao tempo. Visitar este bairro, que é um dos mais antigos da capital, é relembar a época do século XVIII, que tem ainda construções do período colonial. Lá também está o Porto da cidade, antigo ponto de encontro de personalidades e intelectuais. Ainda no Jaraguá, bares, restaurantes e museus, reúnem jovens e adultos durante toda a semana. Nos museus estão guardados registros históricos do Estado e a revitalização conserva o estilo barroco-colonial retratados nos imponentes prédios, igrejas, casario e armazéns.
Infraestrutura

Não é só a história que interessa ao turista. As praias do litoral alagoano são muito frequentadas durante todo o ano. A Barra de São Miguel, localizada no litoral Sul, possui uma infra-estrutura ideal para o lazer e a diversão. O maior atrativo é o mar de águas mansas de um azul intenso. No cais, os barcos aguardam os visitantes para passeios por caminhos de extrema beleza, até chegar ao famoso recanto litorâneo, a Praia do Gunga. A fascinante praia, realçada por vastos coqueirais, testemunha a união do rio e lagoa com o oceano, um encontro extremamente natural.
Praia do Francês

A praia do Francês, a 25Km de Maceió, pertencente a Marechal Deodoro, é uma das melhores opções para o descanso e mergulhos. Protegida pelo longo paredão de arrecifes, a praia tem como bons frequentadores os maceioenses. Já na parte de mar aber to, o reduto é dos surfistas locais e nacionais.
Passeio de Escuna
O visitante de Maceió não pode deixar de fora do roteiro turístico um passeio de escuna pelas nove ilhas. Começa pela Lagoa Mundaú Manguaba e vai até o encontro com o mar. Tudo isso acompanhado por pessoas bem instruidas que servem como guias. O valor cobrado é variável, mas nele já está incluso água mineral, almoço e frutas.
Balneário

Ainda no litoral Sul de Alagoas o Balneário do Broma é muito procurado. Formado por um complexo de piscinas e duchas de água mineral, restaurante e bar, é emoldurado por uma vegetação admirável. O local é uma estância hidromineral, em meio as reservas naturais da mata atlântica, com piscinas de água corrente, áreas de lazer, restaurante típico e banhos de bicas.
Artesanato rico e variado

O artesanato de Alagoas é um dos mais ricos e variados do Nordeste e é produzido em todos os quadrantes do Estado.
São trabalhos em palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, fibra da bananeira e bordados em geral confeccionados por pessoas simples das comunidades que têm no artesanato uma fonte de renda que alimenta famílias e eterniza a arte. Os produtos confeccionados ficam expostos à porta das casas das próprias artesãs, bem como, são encontrados facilmente na praia da Pajuçara – na feirinha e no Pavilhão do Artesanato ; no Jaraguá, no Armazém Sebrae e no Mercado do Artesanato, no centro da cidade, onde os turistas compram para presentear parentes e amigos.
Conforto e comodidade

Para quem busca conforto, praticidade, segurança e comodidade a melhor opção em Maceió é o hotel Ritz Lagoa da Anta, localizado à beira-mar da praia da Cruz das Almas. São 198 apartamentos, divididos nas categorias Premium Floor, Premium Plus, Bali Floor e Design Floor. Nestas férias elaborou uma programação especial para pais e filhos. O pacote oferecido foi bem aceito. De acordo com a gerência a ocupação neste período tem se mantido em 94% com gratuidade para criança menor de 12 anos. O hotel tem uma equipe de recreação que proporciona as mais diversas brincadeiras e atividades esportivas para os hóspedes. Do hotel também saem programas para conhecer os pontos turísticos de Alagoas, seja para dia ou noite.
Cada andar é temático com uma decoração que passeia entre o moderno e o regional. Coco vira matéria prima para piso e bagaço de cana se transforma em luminária. Tem apartamentos com banheira de hidromassagem e até Ô Furo. O visual é assinado por decoradores renomados da cidade e de outros Estados. Tem colchão com pluma de ganso e cama balinesa.
Na área externa são 120 mil metros quadrados de piscina (adulto e infantil), com direito a hidromassagem, Solarium Deck Bar e um encanto que não encontramos em outro lugar da cidade: o Ofurô balinês ao ar livre. A pedra trazida diretamente de Bali tem efeitos terapêuticos. O hotel dispõe de Room Service 24 horas, sauna seca e a vapor, quadra de tênis (saibro), fitness center com personal trainner, recreação, programação de lazer, quadra de vôlei gramada, kid´s e teen club. E, ainda lojas de artesanato, joalheria, gifts, baby copa, locação de veículos, Spa Urbano (relaxamento) e os restaurantes Cana-Café Brasserie e Le Sururu Bistrot Nordestino.

Nenhum comentário: