Valorizadas pelas mulheres, as preliminares tendem a ser deixadas de lado pelos homens, que preferem ir direto ao ponto. Isso tem gerado inúmeras discussões entre os casais modernos. O romantismo, fator tão adorado pela maioria das mulheres, parece que está fora do dicionário dos homens. Pelo menos é isso que elas dizem. Segundo o sexólogo Carlos Magno Alencar, as preliminares são muito importantes, principalmente para as mulheres, que têm a sexualidade voltada para o corpo inteiro, enquanto os homens têm a sexualidade dirigida mais aos seus genitais.
Homens que vão direto ao ponto, pulando as preliminares, estão fadados à solidão. “As preliminares são essenciais na hora do sexo, tanto para criar o clima como também para aproximar o casal. Só que os homens não têm por costume dar valor a isso e só pensam em transar, deixando de lado todo o prazer e cumplicidade que existe nessa hora”, reclamou a comerciante Bárbara Gouveia.
Para as mulheres, esse tipo de homem corre o sério risco de ficar sozinho o resto da vida, caso não mude a sua visão e o seu comportamento com relação ao sexo. “Quem é que vai ficar com um homem assim, que só pensa em chegar e transar, sem fazer um carinho, um afago, um cheiro? Infelizmente ainda tem mulher que possui o mesmo pensamento machista que muitos homens e por isso mesmo é tão infeliz no sexo. Somente uma mulher assim para querer um homem seco”, disse a estudante Maria Paula Gomes.
Segundo o psicoterapeuta sexual e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual, Oswaldo Rodrigues, as preliminares têm a finalidade de preparar física e emocionalmente as pessoas para uma penetração. “Se os parceiros passam grande parte do dia pensando em seus desejos sexuais, é provável que essa preparação para o ato sexual aconteça rapidamente, mas o fato é que muitas pessoas ficam o dia inteiro envolvidas em outras atividades, como sua rotina de trabalho, por exemplo. Nesses casos, o envolvimento para o ato não ocorre tão depressa. Se a finalidade é uma relação prazerosa, esse tempo de pre¬pa¬ra¬ção é ne¬ces¬sá¬rio”, explicou.
CARÍCIAS, PAIXÃO E MUITO PRAZER
Inicialmente banalizada na relação, as preliminares são a chave para o sucesso do encontro sexual, pois são elas que levam o casal à excitação, que irá por sua vez, levá-los ao sexo. E geralmente as pessoas encontram mais prazer nas preliminares do que no ato sexual em si. Oswaldo Rodrigues explicou que, normalmente os homens têm maior facilidade em fantasiar o sexo durante mais tempo ao longo do dia e as mulheres, não. Por isso, elas sentem uma maior necessidade das preliminares, um mínimo de tempo para concentrar sua tensão.
“Mas é engano pensar que os homens não vão encontrar uma receita de como proceder com a parceira e deixá-la rapidamente disposta. As atitudes e carícias escolhidas dependem das preferências do casal e, para que eles entrem em sintonia, é necessário priorizar uma boa comunicação”, esclarece, lembrando que ao longo da vida, os parceiros viverão sensações diferentes e que isso pode determinar o que cada um vai chamar de adequado, prazeroso.
Assim, vale conversar com a companheira sobre as preferências dela e comentar sobre as suas. Às vezes, não é tão fácil descobrir do que ela vai gostar, seja pela pouca convivência ou porque nem todas conseguem verbalizar ou expressar claramente suas necessidades e vontades. Daí a importância de estar sempre atento ao contato entre os dois, assim como os detalhes e demonstrações de satisfação.
EXPONDO OS DESEJOS E VIVENCIANDO AS FANTASIAS
Um relacionamento não é apenas sexo, mas sem ele, não há paixão ou amor que dure muito tempo. Por isso mesmo, as mulheres estão perdendo o medo e a vergonha e conversando abertamente com seus maridos e namorados sobre seus desejos e fantasias sexuais. “Não podemos viver como nossas avós, que viviam insatisfeitas na cama, mas que não abriam a boca para reclamar, com medo do que o marido pudesse pensar sobre ela. Hoje, com tanta luta por igualdade, temos que levar nossas reivindicações para a vida sexual também”, sentencia a cozinheira Rosângela Gomes.
Para a veterinária Yasmim Lisboa, somente um homem sensível pode entender a importância das preliminares para a mulher. “Geralmente são homens que se entregam de corpo e alma num relacionamento, românticos e carinhosos, que sabem o valor exato do sexo numa relação e por isso, dão valor às preliminares. Não tem vergonha de falar e vivenciar o sexo de uma forma prazerosa, aproveitando cada minuto da relação, que não se restringe apenas à penetração, mas aos beijos, carícias, abraços, enfim”, disse.
Para elas, o homem perfeito é aquele que faz daquela hora um momento mágico, que sabe esquentar o clima sem vulgaridade e com muito romantismo, que aprecia e demora nas carícias mais ousadas, nos beijos apaixonados pelo corpo da parceria, dizem palavras excitantes, propõem situações inusitadas ou alegres e que saibam se divertir na cama. “Um homem assim é sonho de consumo de quase toda mulher”, sorriu Yasmim.
As mulheres curtem quando seus parceiros se interessam em saber quais gestos mais lhe agradam e conduzem as preliminares com atitudes carinhosas e sutis, esquentando o clima de forma romântica. O diálogo também é um item muito apreciado por elas, pois aumenta a cumplicidade e intimidade do casal, tornando a relação mais harmoniosa e alegre. Essas qualidades básicas e muito importantes são consideradas pelas mulheres paraibanas como o retrato do homem ideal e bom de cama.
“Um home que sabe escutar os anseios e desejos da sua parceira, que sabe propor situações românticas e gosta de jogos amorosos antes da penetração é um sonho que poucas mulheres conseguem realizar, porque, infelizmente, eles só querem saber do prato principal. A entrada e a sobremesa são descartadas como se fosse uma perda de tempo”, disse a professora Daniela Mendes.
Segundo a psicóloga Denise Ferreira, o diálogo é muito importante, mas o homem também deve conhecer bem seu corpo e pontos de prazer, como eles funcionam e quais as carícias que mais os estimulam e devem conhecer bem o funcionamento e segredos do corpo feminino.
Somente assim, eles saberão estimular os pontos certos da parceira durante as preliminares e poderá usufruir melhor a relação sexual.É importante o homem saber dialogar e conduzir a parceira, para que ela fique lubrificada e o sexo ocorra de forma agradável. “Porém, nem todos os homens entendem isso, seja por ignorância ou insensibilidade, e chega-se ao caso extremo do chamado estupro doméstico, quando a mulher não tem lubrificação por falta das preliminares e o homem praticamente a força ao ato sexual”, disse Carlos Magno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário