segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

É PRECISO IR ALÉM DA OBRIGAÇÃO

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe tinta e pincéis e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.

Enquanto pintava, notou que a tinta passava pelo fundo do barco.

Procurou e descobriu que a causa do vazamento era um buraco e consertou-o. Quando terminou a pintura, recebeu o seu dinheiro e foi embora.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e entregou-lhe um cheque de grande valor.

O pintor ficou admirado e disse: - O senhor já me pagou pela pintura do barco.

- Mas isto não é pelo trabalho de pintura - disse o homem - é por ter consertado o vazamento do barco.

- Foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar.

- acrescentou o pintor - Certamente o senhor não está a pagar-me uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

- Meu caro amigo, não compreendeu.

- disse o proprietário do barco - Deixe-me contar o que aconteceu. Quando lhe pedi que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento.
Quando o barco secou, os meus filhos saíram para uma pescaria.

Eu não estava em casa naquele momento.

Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei que o barco tinha um furo.

Rezei, chorei, estava arrasado!

Grande foi o meu alívio e alegria quando os vi voltarem, sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que tinha sido consertado. Percebe, agora, o que fez?

Salvou a vida dos meus filhos!

Não tenho dinheiro suficiente para pagar pela sua "pequena" grande ação...

Se na nossa ação diária fizermos como aquele pintor, certamente o mundo pode ser diferente.

Muitas vezes limitamos as nossas ações apenas à obrigação.

Fazer o que nos compete, com disposição e zelo, é apenas cumprir um dever.

Analise sempre muito bem uma situação e veja se é preciso que faça algo além

do seu dever, um "algo mais", sem que ninguém peça.

Perfeição é conseguida, não quando não há mais nada a acrescentar, mas sim quando não há mais nada a retirar .

(Antoine de Saint Exupery)

Não Se Perdeu Nenhuma Coisa Em Mim. Continuam As Noites e Os Poentes.

Nenhum comentário: